segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Menino Lobo



MINIPROJETO

Tema: Leitura na Alfabetização
Faixa Etária: 4 a 6 anos
Objetivos
·         Exploração e linguagem;
·         Construção de conhecimento;
·         Leitura e aprendizagem.

Conteúdos
·         Exploração da linguagem escrita;
·         Exploração de palavras.

Tempo Estimado
·         Cinco atividades de uma hora cada

Tempo de Duração
·         Uma semana de aula.

Material necessário
·         Folha de chamex;
·         Pedaços pequenos de EVA
·         Tubo de cola;
·         Tesoura sem ponta.



LER É ATRIBUIR SENTIDO A ESCRITA

Mogli o menino lobo

Mogli é um menino que ama a selva onde vive. As árvores têm milhares de cipós onde ele pode se pendurar e se balançar! Há também um pequeno elefante brincalhão e muito divertido. Há ainda Baguera, a pantera, que é muito boa conselheira.

Todos os dias, ela diz a Mogli que a selva é perigosa. Mogli não teme o perigo, principalmente quando ele encontra sue grande amigo Balu. Upa! Ele salta sobre a barriga bem redonda e macia do urso. Depois eles contam histórias um para outro. Juntos, os dois comilões se deliciam com as bananas! Upa, Mogli salta sobre a barriga do urso. É bom ter um amigo que brinca de fazer-se navio. Mas na selva habitam macacos, macacos malvados que, um belo dia raptam Mogli, felizmente, Baguera está vigiando. Mais tarde, Mogli tem um novo encontro: Casca, a malvada serpente. Ela hipnotiza o menino e abre sua enorme boca para engolir de uma só vez. Mas Baguera também está lá! Dá uma patada e casca larga Mogli e foge. Mogli  então promete que vai ser mais prudente. Ele cumpre sua promessa. Como todos os meninos, não é mesmo?




DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Ler é controlar um processo complexo.
Em uma folha de chamex escreva as silabas em que deseja trabalhar em seguida

1ª atividade
insira as figuras correspondente as suas respectivas sílabas.
Exemplo: silabório silabas simples


http://www.bemparana.com.br/craques-e-caneladas/wp-content/uploads/2008/03/bala.gif
 
ba       Ba                              Ba
be       Be                              Be
bi         Bi                                Bi
bo       Bo                               Bo
bu       Bu                              Bu

Ler é explorar a escrita não-linearmente

2ª atividade
Leve para a sua sala de aula o EVA, já cortado em pequenos pedaços, pegue algumas folhas de chamex e escreva os nomes de seus aluno, passe cola e peça para cada aluno que cole em cima de cada letra pequenos pedaços de EVA coloridos, correspondente a cada letra de seu nome

Ex:
Amanda        Nice               Guilherme
Bruno            Neide             Ricardo
Carlos                        Pedro             Fernando
Maria              Danilo           
Iago                João
Ler é, em primeiro lugar, adivinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário