segunda-feira, 13 de maio de 2013

Chapeuzinho Vermelho



Gêneros Textuais: Novas formas de construção de sentido na sala de aula.
PLANO DE AULA
Escola Municipal de Ensino Fundamental “ José Pinheiro”
Local: Pinheiros-ES
Série: 1º e 2º
Turno: Matutino
Data: 15/06/2010
Prof: Mª Nice P., Kely ,Mª da Penha, Marineide Cardoso, Creuza e Simone

COMPARAR HISTÓRIAS
CHAPEUZINHO VERMELHO

Nas proximidades de um bosque, vivia uma linda e alegre menina com sua mãe.Certa vez, a menina ganhou uma bela capa com capuz vermelho, de sua avó. Ela gostou tanto da capa, que a usava todos os dias. Por isso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.
Um dia sua mãe lhe disse, muito preocupada:
- Chapeuzinho, sua avó está doente. Quero que você leve alguns doces para ela.
- Sim, mamãe. Levarei agora mesmo.
- Muito bem, filhinha. Mas tome cuidado. Você sabe que sua avó mora do outro lado do bosque. Por isso, terá que atravessar a floresta. Lembre-se, não fale com estranhos.
Chapeuzinho Vermelho partiu com a cesta cheia de doces para a vovó. De repente, ouviu um ruído esquisito perto de uns arbustos...
O lobo saiu do esconderijo e com uma voz doce e fingida foi perguntando:
- Aonde vai, linda menina?
- Vou até a casa da vovó levar estes docinhos.
- Muito bem, boa menina! E onde mora sua vovozinha?
- logo depois da floresta – respondeu a menina inocentemente.
- Então, minha menina, siga pelo caminho do rio que é mais seguro.
Logo que a menina desapareceu na curva do caminho, o lobo saiu em disparada e, num instante, chegou na casa da vovó.
Ao chegar na casa da vovó, o lobo bateu na porta e imitando a voz de Chapeuzinho Vermelho, falou:
- Vovozinha, sou eu. Chapeuzinho Vermelho.
- Que bom que você veio, querida. Entre, a porta está apenas encostada.
O lobo entrou e saltou na frente da vovó. Ela quase morreu de susto, mas conseguiu entrar no armário e se esconder. Assim, o lobo vestiu a camisola e a toca da vovó.
Em seguida, deitou-se na cama e ficou aguardando a menina.
Depois de alguns minutos, ouviu três batidas na porta:
- Quem é?- perguntou imitando a voz da vovó.
- Sou eu, Chapeuzinho Vermelho. Sua netinha.
O lobo cobriu-se com a cocha e gritou:
- A porta está aberta, minha netinha. Entra logo, pois estou com saudades.
Chapeuzinho Vermelho estranhou a aparência da vovó e perguntou:
-Vovó. Porque a Senhora tem os braços tão compridos.
-São pra te abraçar melhor – respondeu o lobo.
-Oh! E porque a senhora tem as orelhas tão grandes?
 -São para te ouvir melhor.
Desconfiada, Chapeuzinho Vermelho falou:
- Vovó, eu não estou gostando destes teus dentes afiados. Por que eles ficaram assim? O que aconteceu com seus dentes vovozinha?
-Você quer mesmo saber, minha netinha. São para te comer! -gritou o lobo saltando sobre a menina.
Um caçador, amigo da vovó, ouviu os gritos da menina e entrou imediatamente na casa. Quando viu o lobo, apontou a espingarda e... O barulho do tiro despertou a vovó que desmaiara dentro do armário. Com a ajuda do caçador ela saiu do armário e disse.
-Meu amigo, caçador. Você chegou na hora certa.
-Ah! Pobre vovó! Pobre menina! Que susto! Mas acabou-se o perigo. Há muito tempo, venho caçando este lobo fingido e mau.
Não sei como veio parar aqui...
   -A culpa é minha! Se eu tivesse obedecido minha mãe, nada  disso teria acontecido!-disse Chapeuzinho Vermelho.
-Tudo bem minha menina. Agora ,você aprendeu que não se deve confiar em todos.
Depois daquele dia, a menina nunca mais desobedeceu à sua mãe.

Bloco de conteúdo: Língua Portuguesa em histórias.
Tempo: 3 meses.
Material: Livros infantil, uso de quebra cabeça retratando a história e DVD contendo estas histórias.

Conteúdo: Leituras de histórias.
Objetivos:
*Recontos
* Identificação dos personagens da história;
*Representação
* Desenvolver o gosto artístico;
Objetivo Principal:
  • Com o conto de história levar os alunos a perceberem a diversidade das linguagens utilizadas pelo homem para se comunicar;

Justificativa:
- Escolhemos esta modalidade porque vem de encontro com os nossos objetivos para este 1º bimestre, que é, proporcionar as nossas crianças o conhecimento de uma maneira mais lúdica e prazerosa. Não esquecendo também que o faz de conta é muito forte entre as crianças, podendo assim imitar, imaginar e representar através das diversas histórias infantis.

1º Etapa:
Nesta unidade, o aluno é convidado a refletir e discutir;

2º Etapa:
Fazer perguntas objetivas relacionadas como:
Como é o lobo?- Que atitude ele teve?- Como vocês vêem o lobo?
3º Etapa:
Levar o aluno a refletir e analisar o comportamento do personagem expressando o seu próprio ponto de vista.
4º Etapa:
Construir para desenvolver a seqüência lógica do pensamento infantil, incentivar através de dialogo sobre a referida história e seus personagens, o emprego de termos, com objetivo de proporcionar o aprendizado de todos presentes. Porque o sentido de uma estória depende muito do modo como ela é contada. Neste caso levando em conta a expressividade do texto que se concentra no episodio.
5º Etapa:
Promover discussão com respeito a explorar as qualidades referentes a cada personagem tais como:
- Quais os personagens dessa história?
- Porque a Chapeuzinho saiu sozinha?
- Como é o lobo?
- O que aconteceu com a vovó?
- Como vocês gostariam que o lobo como animal fosse?
- Qual o fim dessa história?
Avaliação:
Através da exploração imaginaria de cada criança, tendo como base a leitura e perguntas sobre os seus respectivos personagens e seus diferentes meios, ações e conflitos. Meio de avaliação: Tabela descritiva
A história: Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho Vermelho
Como é o lobo?
Cenário
Conflito
Desfecho
Os três porquinhos





REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

RUESCAS, Jesus. Livros de histórias Ler e Sonhar. Sivadi Editorial:São Paulo.
Http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/Circuito_ Novo/Periodo_03/Pedagogia_Novo_...18/6/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário