terça-feira, 14 de maio de 2013

AS HISTÓRIAS INFANTIS COMO FORMA DE CONSCIÊNCIA DE MUNDO


É NO ENCONTRO COM QUALQUER FORMA DE LITERATURA QUE OS HOMENS TÊM A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR, TRANSFORMAR OU ENRIQUECER SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA. NESSE SENTIDO, A LITERATURA APRESENTA-SE NÃO SÓ COMO VEÍCULO DE MANIFESTAÇÃO DE CULTURA, MAS TAMBÉM DE IDEOLOGIAS.

A LITERATURA INFANTIL, POR INICIAR O HOMEM NO MUNDO LITERÁRIO, DEVE SER UTILIZADA COMO INSTRUMENTO PARA A SENSIBILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, PARA A EXPANSÃO DA CAPACIDADE E INTERESSE DE ANALISAR O MUNDO. SENDO FUNDAMENTAL MOSTRAR QUE A LITERATURA DEVE SER ENCARADA, SEMPRE, DE MODO GLOBAL E COMPLEXO EM SUA AMBIGÜIDADE E PLURALIDADE.

ATÉ BEM POUCO TEMPO, EM NOSSO SÉCULO, A LITERATURA INFANTIL ERA CONSIDERADA COMO UM GÊNERO SECUNDÁRIO, E VISTA PELO ADULTO COMO ALGO PUERIL (NIVELADA AO BRINQUEDO) OU ÚTIL (FORMA DE ENTRETENIMENTO). A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL, COMO FORMADORA DE CONSCIÊNCIA DENTRO DA VIDA CULTURAL DAS SOCIEDADES, É BEM RECENTE.

PARA INVESTIR NA RELAÇÃO ENTRE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E A REALIDADE, NÃO HÁ MELHOR SUGESTÃO DO QUE OBRAS INFANTIS QUE ABORDEM QUESTÕES DE NOSSO TEMPO E PROBLEMAS UNIVERSAIS, INERENTES AO SER HUMANO.

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