É NO ENCONTRO COM QUALQUER FORMA DE LITERATURA QUE OS HOMENS
TÊM A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR, TRANSFORMAR OU ENRIQUECER SUA PRÓPRIA
EXPERIÊNCIA DE VIDA. NESSE SENTIDO, A LITERATURA APRESENTA-SE NÃO SÓ COMO
VEÍCULO DE MANIFESTAÇÃO DE CULTURA, MAS TAMBÉM DE IDEOLOGIAS.
A LITERATURA INFANTIL, POR INICIAR O HOMEM NO MUNDO
LITERÁRIO, DEVE SER UTILIZADA COMO INSTRUMENTO PARA A SENSIBILIZAÇÃO DA
CONSCIÊNCIA, PARA A EXPANSÃO DA CAPACIDADE E INTERESSE DE ANALISAR O MUNDO.
SENDO FUNDAMENTAL MOSTRAR QUE A LITERATURA DEVE SER ENCARADA, SEMPRE, DE MODO
GLOBAL E COMPLEXO EM SUA AMBIGÜIDADE E PLURALIDADE.
ATÉ BEM POUCO TEMPO, EM NOSSO SÉCULO, A LITERATURA INFANTIL
ERA CONSIDERADA COMO UM GÊNERO SECUNDÁRIO, E VISTA PELO ADULTO COMO ALGO PUERIL
(NIVELADA AO BRINQUEDO) OU ÚTIL (FORMA DE ENTRETENIMENTO). A VALORIZAÇÃO DA
LITERATURA INFANTIL, COMO FORMADORA DE CONSCIÊNCIA DENTRO DA VIDA CULTURAL DAS
SOCIEDADES, É BEM RECENTE.
PARA INVESTIR NA RELAÇÃO ENTRE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
LITERÁRIO E A REALIDADE, NÃO HÁ MELHOR SUGESTÃO DO QUE OBRAS INFANTIS QUE
ABORDEM QUESTÕES DE NOSSO TEMPO E PROBLEMAS UNIVERSAIS, INERENTES AO SER
HUMANO.
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